Nessa
atividade você poderá verificar a primeira e a segunda lei de Kepler, a partir
de simulações interativas no site do
projeto PhET. Tome cuidado de seguir
cada etapa sugerida em sua ordem. Obs: Relate todas suas considerações
referentes às etapas das simulações no campo destinado aos comentários.
Etapa 1 –
Acesse a página do PhET para realizar
suas simulações a partir do seguinte link: https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/legacy/gravity-and-orbits
Etapa 2 –
Clique no simulador “Gravidade e Órbitas”; ao abrir o simulador, clique no
botão play e verifique o que
acontece. Você consegue perceber que a órbita formada pela Terra em torno do
Sol é elíptica e que a velocidade do planeta é variável?
Etapa 3 –
Agora, selecione as opções “força da gravidade”, “velocidade”, “caminho” e
“grade”. E agora, você consegue perceber as duas leis de Kepler em ação?
Etapa 4 –
Ainda com as opções da etapa anterior marcadas, realize simulações envolvendo
três corpos, Sol, Terra e Lua e veja o que acontece.
Etapa 5 –
Se quiser, você pode realizar várias outras simulações utilizando os demais
recursos do aplicativo.
Agora
responda, na parte destinada aos comentários:
1) Em qual
etapa da simulação você conseguiu observar a ação das duas primeiras leis de
Kepler? Etapa 2, 3, 4 ou em nenhuma? Vamos debater um pouco com seus colegas e,
depois disso, responda a questão 2 a seguir.
2) A utilização do simulador ajudou na
compreensão do assunto estudado em sala de aula? Justifique-se.
etapa3.os planetas parecem andar para tras.acho q os brilhos varias.num fiquei meio sem entender. jaqueline rufino
ResponderExcluiros planetas celestres se movem em torno do sol,seu movimento no ceu e retrogresso.natalia alencar
ResponderExcluiro movimento dos planetas e retrogreso.o brilho varia afasta da terra natalia alencar
ResponderExcluir2.sim.me parece q linha aumentar na medida q o planeta se aproxima...jaqueline rufino
ResponderExcluirsim.diminui na medida q se afasta mais ou menos isso... natalia alencar
ResponderExcluirMeninas, vocês tem que tentar observar duas coisas:
ResponderExcluir1) O movimento do planeta é circular ou elíptico?
2) A velocidade do planeta é constante ou variável (aumenta e diminui)?
Espera-se que em alguma das etapas, vocês percebam isso, ou não. Vocês poderiam tentar de novo?
O movimento é elíptico e a velocidade é variável, Paulinho.
ExcluirNatalia Alencar
não consegui abrir a simulação
ResponderExcluirÉ possível que em seu computador não tenha o JAVA instalado, mas isso não é um problema. Para instalá-lo é bem simples e rápido, basta seguir as orientações passo a passo. Tente novamente, por favor. Abraço.
Excluir1) Na etapa 4: quando marca o caminho da pra ver que não é uma circunferência perfeita, mas a velocidade parece constante. Maria d
ResponderExcluirSe vc aumenta o tamanho do sole da terra e marcar velocidade e caminho dápra perceber as duas leis. Deri
ResponderExcluirAjudou demais. Foiótimo. Com a simulação pude perceber na prática o que estudei em sala de aula. Deri
ResponderExcluirNa etapa 5, quando fiquei mexendo nas outras funções. Ajudou, pois foi aonde pude entender melhor o conteúdo exlicado na sala. Alci
ResponderExcluirna etapa 3 dá pra perceber que a trajetória não é uma circunferência quando marca caminho e e grade e na etapa 4 dá pra ver que a seta da velocidade da lua aumena e diminue, ou seja, a velocidade varia. O simulador me ajudou demais. Adorei. Achei bastante divertido. Maria K.
ResponderExcluir2.o movimento e elíptico ea velocidade aumenta e diminuir
ResponderExcluirIgor
os planetas se movem em torno do sol, entre outro que estao muito longe do sol os planeta que sim movem sobre um sol ha terra leva no minimo 360 dia pra da um volta sobre um sol mais tbm vai da velocidade que ela esteja ou que seja rapido ou lento.
ResponderExcluir(Felipe Rodrigues )
Pessoal, vocês estão esquecendo de responder a questão 2. O simulador ajudou na compreensão do conteúdo estudado em sala de aula?
ResponderExcluirSim sim. Ajudou. Foi bem legal.
ExcluirAjudou sim. Serviu para aplicar o conteúdo estudado.
ExcluirAjudou sim com vimos os movimentos dos planetas celestes de uma forma bem melhor.
ResponderExcluirIgor
Na etapa 2, percebi que a terra começou a girar em torno do sol de maneira mais rápida ao se aproximar dele e de maneira lenta ao afastar-se. Depois de certo tempo começou a girar em arcos desiguais.
ResponderExcluirSim ajodou bastante n compreensão.
JOSIVANIA
Sim.
ResponderExcluirSim mudou, eu não sabia que as pessoas da antiguidade já pensavam e falavam em Gravidade, pensei que realmente Newton fosse o primeiro a tentar explicar essa situação.
JOSIVANIA
O movimento dos planetas é variável e elíptico.vanessa da Silva
ResponderExcluirNA ETAPA 2 CONSEGUI VER QUE A TERRA AO SE APROXIMAR DO SOL FICA MUITO MAIS RÁPIDA E QUE QUANDO SE AFASTA SUA VELOCIDADE COMEÇA A DIMINUIR, POR ISSO ESSE PROCESSO PODE SER CONSIDERADO COMO ELÍPTICO.
ResponderExcluirSIM, ESSA DEMONSTRAÇÃO AJUDA BASTANTE A ENTENDER ESSE ASSUNTO QUE PARA MIM E UM POUCO DIFÍCIL DE SE ENTENDER E COM ESSA PRATICA PUDE VER E ENTENDER MELHOR O QUE FOI DITO NA SALA DE AULA.
FERNANDA
Etapa1:O movimento e elíptico e a velocidade seque de forma variável.
ResponderExcluir(Lucas Silva)
Nqo deu pra mim ver. .nqo qbriu r nem du pra baixa o meu celular nao ach qie nao tem memoria apareceu. Uma mensagem dizendo isso .wesllyanne
ResponderExcluirO movimento é elíptico. E varia . E eu só percebi quando apareceu a lua que tinha uma hora que ia de vagar e outra rápido .Quando mais distante do sol mais sua velocidade aumenta e quando chegava perto do sol ou aproximado era de vagar .foi Incrível .gostei muito mais depois apertando nas opções que foi proposta desenrolou tudo e a linha que acompanhava o movimento foi ficando em forma de um "espiral "então acho que não ficou mais elíptico .mais sei não .sei que eu gostei muito . Wesllyanne
ResponderExcluirAcho que você se confunde em seu comentário, Lili. Na verdade quando o planeta se aproxima do Sol, sua velocidade aumenta e diminui a medida que se afasta dele.
ExcluirDeu pra analisar na etapa 2 porque a lua ficava rápida e de vagar .foi incrível ...e ajudou muito esse simulador .foi uma maneira uivo criativa e muito bem escolhida e pensada
ResponderExcluir1:O movimento é elíptico e a velocidade é variável.A velocidade aumentar quando a terra se aproximar do sol,e diminuir quando se afasta.. 2:Sim,ajudou bastante na compreencao ate porque é um pouco dificiel d entender,mais ficou mais claro esse conteúdo.
ResponderExcluirLarissa rodrigues
1)na 4 etapa.
ResponderExcluir2)sim porque facilita a compreensão do assunto.
1) Só pude perceber que a velocidade é variável e que o movimento do planeta é elíptico quando fiz ooutras simulações, ou seja, na etapa 5. Somente quando deixei marcado os itens velocidade e caminho e aumentei as massas do sol eda terra. Alci
ResponderExcluir2) Ajudou, pois foi quando tive a percepção da explicação de sala de aula. Foi quendo eu vi na prática o que foi explicado na escola. Foi massa! Alci
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