Atividade 04

Nessa atividade você poderá verificar a primeira e a segunda lei de Kepler, a partir de simulações interativas no site do projeto PhET. Tome cuidado de seguir cada etapa sugerida em sua ordem. Obs: Relate todas suas considerações referentes às etapas das simulações no campo destinado aos comentários.

Etapa 1 – Acesse a página do PhET para realizar suas simulações a partir do seguinte link: https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/legacy/gravity-and-orbits

Etapa 2 – Clique no simulador “Gravidade e Órbitas”; ao abrir o simulador, clique no botão play e verifique o que acontece. Você consegue perceber que a órbita formada pela Terra em torno do Sol é elíptica e que a velocidade do planeta é variável?

Etapa 3 – Agora, selecione as opções “força da gravidade”, “velocidade”, “caminho” e “grade”. E agora, você consegue perceber as duas leis de Kepler em ação?

Etapa 4 – Ainda com as opções da etapa anterior marcadas, realize simulações envolvendo três corpos, Sol, Terra e Lua e veja o que acontece.

Etapa 5 – Se quiser, você pode realizar várias outras simulações utilizando os demais recursos do aplicativo.

Agora responda, na parte destinada aos comentários:

1) Em qual etapa da simulação você conseguiu observar a ação das duas primeiras leis de Kepler? Etapa 2, 3, 4 ou em nenhuma? Vamos debater um pouco com seus colegas e, depois disso, responda a questão 2 a seguir.

2) A utilização do simulador ajudou na compreensão do assunto estudado em sala de aula? Justifique-se.

33 comentários:

  1. etapa3.os planetas parecem andar para tras.acho q os brilhos varias.num fiquei meio sem entender. jaqueline rufino

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  2. os planetas celestres se movem em torno do sol,seu movimento no ceu e retrogresso.natalia alencar

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  3. o movimento dos planetas e retrogreso.o brilho varia afasta da terra natalia alencar

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  4. 2.sim.me parece q linha aumentar na medida q o planeta se aproxima...jaqueline rufino

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  5. sim.diminui na medida q se afasta mais ou menos isso... natalia alencar

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  6. Meninas, vocês tem que tentar observar duas coisas:
    1) O movimento do planeta é circular ou elíptico?
    2) A velocidade do planeta é constante ou variável (aumenta e diminui)?

    Espera-se que em alguma das etapas, vocês percebam isso, ou não. Vocês poderiam tentar de novo?

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    1. O movimento é elíptico e a velocidade é variável, Paulinho.
      Natalia Alencar

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  7. não consegui abrir a simulação

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    1. É possível que em seu computador não tenha o JAVA instalado, mas isso não é um problema. Para instalá-lo é bem simples e rápido, basta seguir as orientações passo a passo. Tente novamente, por favor. Abraço.

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  8. 1) Na etapa 4: quando marca o caminho da pra ver que não é uma circunferência perfeita, mas a velocidade parece constante. Maria d

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  9. Se vc aumenta o tamanho do sole da terra e marcar velocidade e caminho dápra perceber as duas leis. Deri

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  10. Ajudou demais. Foiótimo. Com a simulação pude perceber na prática o que estudei em sala de aula. Deri

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  11. Na etapa 5, quando fiquei mexendo nas outras funções. Ajudou, pois foi aonde pude entender melhor o conteúdo exlicado na sala. Alci

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  12. na etapa 3 dá pra perceber que a trajetória não é uma circunferência quando marca caminho e e grade e na etapa 4 dá pra ver que a seta da velocidade da lua aumena e diminue, ou seja, a velocidade varia. O simulador me ajudou demais. Adorei. Achei bastante divertido. Maria K.

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  13. 2.o movimento e elíptico ea velocidade aumenta e diminuir
    Igor

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  14. os planetas se movem em torno do sol, entre outro que estao muito longe do sol os planeta que sim movem sobre um sol ha terra leva no minimo 360 dia pra da um volta sobre um sol mais tbm vai da velocidade que ela esteja ou que seja rapido ou lento.
    (Felipe Rodrigues )

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  15. Pessoal, vocês estão esquecendo de responder a questão 2. O simulador ajudou na compreensão do conteúdo estudado em sala de aula?

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    1. Sim sim. Ajudou. Foi bem legal.

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    2. Ajudou sim. Serviu para aplicar o conteúdo estudado.

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  16. Ajudou sim com vimos os movimentos dos planetas celestes de uma forma bem melhor.
    Igor

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  17. Na etapa 2, percebi que a terra começou a girar em torno do sol de maneira mais rápida ao se aproximar dele e de maneira lenta ao afastar-se. Depois de certo tempo começou a girar em arcos desiguais.
    Sim ajodou bastante n compreensão.
    JOSIVANIA

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  18. Sim.

    Sim mudou, eu não sabia que as pessoas da antiguidade já pensavam e falavam em Gravidade, pensei que realmente Newton fosse o primeiro a tentar explicar essa situação.
    JOSIVANIA

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  19. O movimento dos planetas é variável e elíptico.vanessa da Silva

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  20. NA ETAPA 2 CONSEGUI VER QUE A TERRA AO SE APROXIMAR DO SOL FICA MUITO MAIS RÁPIDA E QUE QUANDO SE AFASTA SUA VELOCIDADE COMEÇA A DIMINUIR, POR ISSO ESSE PROCESSO PODE SER CONSIDERADO COMO ELÍPTICO.
    SIM, ESSA DEMONSTRAÇÃO AJUDA BASTANTE A ENTENDER ESSE ASSUNTO QUE PARA MIM E UM POUCO DIFÍCIL DE SE ENTENDER E COM ESSA PRATICA PUDE VER E ENTENDER MELHOR O QUE FOI DITO NA SALA DE AULA.
    FERNANDA

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  21. Etapa1:O movimento e elíptico e a velocidade seque de forma variável.
    (Lucas Silva)

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  22. Nqo deu pra mim ver. .nqo qbriu r nem du pra baixa o meu celular nao ach qie nao tem memoria apareceu. Uma mensagem dizendo isso .wesllyanne

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  23. O movimento é elíptico. E varia . E eu só percebi quando apareceu a lua que tinha uma hora que ia de vagar e outra rápido .Quando mais distante do sol mais sua velocidade aumenta e quando chegava perto do sol ou aproximado era de vagar .foi Incrível .gostei muito mais depois apertando nas opções que foi proposta desenrolou tudo e a linha que acompanhava o movimento foi ficando em forma de um "espiral "então acho que não ficou mais elíptico .mais sei não .sei que eu gostei muito . Wesllyanne

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    1. Acho que você se confunde em seu comentário, Lili. Na verdade quando o planeta se aproxima do Sol, sua velocidade aumenta e diminui a medida que se afasta dele.

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  24. Deu pra analisar na etapa 2 porque a lua ficava rápida e de vagar .foi incrível ...e ajudou muito esse simulador .foi uma maneira uivo criativa e muito bem escolhida e pensada

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  25. 1:O movimento é elíptico e a velocidade é variável.A velocidade aumentar quando a terra se aproximar do sol,e diminuir quando se afasta.. 2:Sim,ajudou bastante na compreencao ate porque é um pouco dificiel d entender,mais ficou mais claro esse conteúdo.
    Larissa rodrigues

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  26. 1)na 4 etapa.
    2)sim porque facilita a compreensão do assunto.

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  27. 1) Só pude perceber que a velocidade é variável e que o movimento do planeta é elíptico quando fiz ooutras simulações, ou seja, na etapa 5. Somente quando deixei marcado os itens velocidade e caminho e aumentei as massas do sol eda terra. Alci

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  28. 2) Ajudou, pois foi quando tive a percepção da explicação de sala de aula. Foi quendo eu vi na prática o que foi explicado na escola. Foi massa! Alci

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